quarta-feira, 29 de julho de 2015

A palavra "puta"

Há muitas versões sobre as possíveis origens da palavra "puta", termo que hoje é ligado à prostituição, prestação de serviço sexuais em troca de pagamento.

A origem da palavra "putta" é do latim, significa menina, moça. Em alguns dialetos vindos do latim, italianos, a palavra ainda leva seu significado ingênuo: menina.

Há uma deusa (há dados de que seja grega ou romana, aqui temos a versão grega) com este nome, pouco conhecida, a deusa Putta, seria uma deusa menor, deusa da poda. Seguidora de Dionísio, deus que sempre esteve ligado à uma espécie de boêmia, Putta não deixa por menos, sendo a deusa da poda, importante fase de fecundidade para a agricultura - uma poda bem feita, na época correta garante a produção de bons frutos às árvores frutíferas - a deusa era homenageada com festas e orgias.


Nesta época, as mulheres que desejavam engravidar agitavam ramos das árvores, como a segunda mulher da figura acima - imaginamos, mas não encontramos fontes confiáveis de que assim surge o termo "rameira" para as prostitutas - e as sacerdotisas, seguidoras de tal deusa, se ofereciam para o sexo, podiam participar da "orgia" aqueles que pagassem certa quantidade para a deusa, por isto estas mulheres ficaram conhecidas como aquelas que ofereciam sexo em troca de pagamento: putas.

Explicado? Vou falar um pouco mais, para os que gostam de mitologia.

Démeter, deusa da colheita, da agricultura, viajou ao Inframundo para resgatar a sua filha Perséfone, sequestrada por seu tio Hades. Durante a longa viagem, a deusa foi acolhida pelo rei de Eleusis, Céleo, quem lhe ofereceu hospedagem para descansar e recuperar as forças. Démeter, para agradecer a hospitalidade, decidiu transformar um dos filhos do rei em um deus, Triptólemo, e lhe ensinou as artes da agricultura para que ele divulgasse os conhecimentos àquela região da Grécia. Démeter teria tido algumas relações com príncipe e assim concebeu a uma semideusa a qual chamaram Puta (menina). Condicionada por seus genes, a menina, nasceu com o dom para a prática agrícola da poda das árvores, atividade que melhorava a qualidade dos frutos procedentes dos arbustos. Com o passar do tempo, sua reputação se difundiu por toda a Grécia, até que passou a ser adorada pelos agricultores, que em sua honra decidirom realizar festas em cada poda das árvores. Como sucedia em toda festividade, Dioníso (o Baco para los romanos) era o primeiro convidado, ja que, era o deus do vinho e do êxtase sexual, requisitos que derivavam em suas festas bacanais (de Baco) das que todo anfitrião queria desfrutar.

O mesmo passou a ocorrer nas festas das podas (do latim putabis) das árvores, para participar das festas, como já mencionado, era cobrado, portanto a deusa Putta/Puta passou a ser ligada rapidamente a troca de dinheiro por sexo.

"Más allá de toda esta explicación, nunca llames “puta” a una mujer… mejor decile “diosa". 
Para além de toda esta explicação, nunca chame uma mulher de "puta", melhor dizer-lhe "deusa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário